terça-feira, 17 de maio de 2011

O Café Turco – uma breve introdução
















O café turco é uma das muitas formas de se fazer e tomar café no mundo. Muito popular na região do oriente médio, norte da África, leste europeu e Ásia, assume vários nomes como café sírio (uma das histórias é que sua origem seria deste país), café árabe, café grego, ou o próprio café turco.
A técnica para fazê-lo consiste em se utilizar a moagem mais fina possível do café, colocando-se o mesmo diretamente na água fria, onde ocorre uma rápida infusão. A tradição diz que devemos esperar o café levantar três vezes na Ibrik (a panelinha onde se faz o café), sem deixar queimá-lo, para após um minuto – quando a borra do café baixa para o fundo da panelinha – servi-lo.
O café turco, em geral, é feito já açucarado e pode levar especiarias – a mais comum é a semente do cardamomo. De qualquer forma pode-se utilizar adoçante ou outras especiarias e até mesmo leite – como no café turco ao leite. Outra forma de se adoçá-lo é não colocar açúcar durante o seu preparo mas colocar torrões de açúcar na boca no momento do primeiro gole da bebida.
O sabor do café turco é único. Não parece um espresso e muito menos um café de coador. O café turco bem preparado possui um creme espesso e delicado e seu sabor é forte e intenso. Acompanha bem doces libaneses, doces a base de coalhada seca e compotas, bem como frutas secas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário