quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Projeto Café na Merenda, Saúde na Escola



  • Lançada em 2007 o Programa traz uma grande contribuição das Indústrias de Café as escolas de todo Brasil. Além do aspecto social, representado pela melhoria do valor nutricional da merenda escolar e do aprendizado, o programa contribui também na parte pedagógica, mostrando aos alunos a importância do café na história do Brasil. Além disso, o programa busca resgatar o hábito do consumo de café com leite e de formar novos consumidores.
  • Estrutura: Cabe à ABIC, como coordenadora do programa, fornecer amplo material didático e informações de caráter médico-científico, além de filme e sugestões de atividades lúdicas e recreativas. Às empresas cabe fornecer todo o suporte e materiais necessários, como curso de treinamento de cozinheiras, equipamentos para preparo do café e do leite, canecas, açúcar e pó de café.
  • Resultado: Uma pesquisa feita em 2009 pela ABIC, para avaliar o grau de satisfação e a melhora do rendimento escolar dos alunos do ensino fundamental, mostra que a criançada está aprovando o programa. Foram 1.256 questionários respondidos por alunos das escolas com projetos implantados pelas empresas Icatril, em Uberlândia (MG), Canecão, em Campinas (SP), e pela Mitsui, em Araçariguama (SP) e em Cuiabá (MT). Os questionários foram enviados para as escolas e os alunos contaram com o auxílio dos professores para responder. O resultado, analisado e divulgado em maio pela ABIC, mostra que 80% das crianças bebem café, independente do local. Por faixa etária, as crianças entre 9 e 10 anos são as que mais consomem café com leite (34%). Perguntados em qual local mais consomem café, 15% disseram ser em casa; 37%, na escola, e 48%, nos dois locais. Do total, 50% disseram tomar café uma vez por dia e 27%, duas vezes. Depois que tomam café, 49% afirmam ficar ótimas; 37%, muito bem, e 10%, bem. A pesquisa também perguntou que nota os alunos dariam para o aroma do café: 45% responderam Excelente; 26%, Muito Bom; 23%, Bom; 5%, Regular e 1%, Ruim. Depois que passaram a tomar café com leite regularmente, 67% disseram ter melhorado a atenção nos estudos e 63% disseram que conseguiram melhores notas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário