segunda-feira, 18 de abril de 2011

Saiba as diferenças entre o café coado e o espresso


O café é a verdadeira paixão nacional. A bebida é consumida por 97% dos brasileiros, principalmente no café da manhã. Aliás, você sabia que o português é o único idioma do mundo que utiliza a palavra “café” para nomear a primeira refeição do dia?

Entenda a diferença

O café coado é o nosso café tradicional, onde, após ser aquecida (entre 90 e 95°C) a água é despejada sobre o café moído, podendo ser preparada em filtro de pano ou papel. O resultado é uma bebida menos densa que o café expresso, com aroma e sabores agradáveis ao paladar. A cafeteira para o café coado é mais simples, trabalhando apenas para aquecer a água e levá-la até o filtro de papel.

O café expresso é uma bebida preparada em máquina profissional, através da passagem, sob alta pressão (9bars), de água aquecida à 90°C pelo café moído compactado. O resultado deste processo é uma bebida com maior consistência, aromática e com uma quantidade maior de sólidos dissolvidos por volume onde todos os sabores e substâncias estão concentrados.

Os sabores básicos do café são mais perceptíveis em bebidas mais diluídas, leves e doces, como a filtrada, do que no expresso que é mais concentrado, encorpado, onde suas características são mais acentuadas e perceptíveis (aroma, acidez, doçura, sabor).

Há diferenças também quanto à cafeína, além da espécie de café utilizada (grãos da espécie arábica, têm metade da cafeína encontrada nos grãos do tipo robusta), pelo curto tempo de contato entre a água e o pó de café e pela pouca quantidade de água usada no método expresso, nem toda a cafeína é extraída. Desta forma, cafés filtrados costumam ter maior teor de cafeína do que os cafés expressos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário