segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Cuidado o Frozen Yogurt nem sempre é verdadeiro !!

O sorvete de iogurte, conhecido também por frozen yogurt ganhou adeptos principalmente para quem está interessada em seguir a dieta e não dispensa um gostinho doce no cardápio. O Frozen que conta também com alguns acompanhamentos ou “top’s”, tem sido um sucesso ainda mais nos dias quentes do ano. E essa delícia pode sim fazer parte da sua dieta, mas com algumas observações.
O Frozen Yogurt é uma sobremesa tipo sorvete preparada a base de leite fermentado. Segundo a ANVISA ele é considerado um gelado comestível, assim como os picolés, por exemplo. Mas a receita é secreta o que dificulta a conclusão real das informações nutricionais deste produto, assim como qual a quantidade de iogurte utilizada na preparação.
A associação ProTeste avaliou oito marcas de frozen yogurt vendidas em São Paulo e constatou que apenas uma delas possui bactérias lácticas o suficiente para ser caracterizada como iogurte. Das outras sete, uma era apenas um sorvete, não apresentava iogurte, enquanto as outras seis eram sorvetes a base de leite coalhado.




Frozen Yogurt x Sorvete
O que diferencia o Frozen Yogurt do sorvete comum é que ele possui como o seu principal ingrediente o leite desnatado, enquanto o sorvete comum é fabricado com leite integral. Com isso, ele é livre de gorduras e possui metade de calorias do sorvete tradicional. Assim tem sido muito considerado pelas pessoas que buscam boa forma e uma dieta mais saudável.
Observe: Uma porção de 100 gramas dele tem em média só 80 calorias, contra 208 calorias de um sorvete comum de creme.

Quando comparamos calorias e quantidade de gorduras com o sorvete ficamos com o frozen já que algumas opções tem quase metade das calorias de um sorvete de creme e dependendo da forma como é preparado, a quantidade de gorduras é zero e quando tem gorduras possui cerca de 70% menos que o sorvete. Quando comparamos a quantidade de sódio também escolhemos o frozen já que o sorvete tem mais que o dobro desse nutriente.
Acompanhamentos:
Muito cuidado na escolha dos acompanhamentos para não transformar a sobremesa light em uma bomba calórica, pois se você já escolheu o iogurte por se tratar de uma opção mais saudável, então siga a mesma linha e opte por acompanhamentos leves. Escolher as frutas e deixar as coberturas doces e açucaradas de lado é a melhor alternativa. Assim, você evita a ingestão de mais calorias, gorduras e de açúcar refinado.
As sorveterias especializadas oferecem coberturas, confeitos, marshmallow, caldas, jujubas entre outras que podem ser altamente calóricas. Tente consumir mais frutas, que sempre são saudáveis e uma boa opção para acompanhamento. Dependendo da cobertura que você escolher, sua sobremesa refrescante light passa de 88 calorias para mais de 200. Cuidado com as caldas e complementos para o frozen não ficar mais calórico do que um sorvete tradicional.
Fique atenta ainda a porção que vai comprar. O cálculo das informações nutricionais é feito baseado em 100g de produto e a menor porção vendida contém 120g.


     Por fim não podemos afirmar que todas as marcas de Frozen Yogurte possuem realmente iogurte em sua composição, mas é certo que essa sobremesa gelada possui menos calorias que um sorvete. Não exagere no tamanho do seu frozen e para acompanhar essa delícia dê preferência às frutas frescas.
                                         Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário