terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Da Série Licores: LIMONCELLO

                                                            O SABOR DA ITALIA

    
Um Sabor que representa mais que um simples licor, o Limoncello é o sabor da Italia meridional, Napoli, o Golfo de Sorrento, a Costa Amalfitana, uma região única no mundo com suas belezas e encantos naturais.
 Limoncello é um licor doce produzido por maceração de casca de limão em álcool e possivelmente de outras frutas cítricas, misturadas depois com uma calda de açúcar e água. 
Na base há uma preparação simples, mas precisa. Após cerca de um mês de maturação na garrafa, torna-se o clássico licor amarelo pode ser apreciado como aperitivo ou como digestivo após as refeições.

 

A casca de cor amarelo-limão, obtidos a partir do melhor de limão em forma elíptica, simétrico e médio-grande, é o principal ingrediente de limão que contêm óleos essenciais que dão à bebida um aroma muito forte. 

Segundo a tradição, o limoncello licor nasceu no início do século XX e sua autoria é disputada entre Sorrento, Amalfi e Capri.
 Limoncello, como o nome diz, é um licor de limão produzido originalmente no sul da Itália, especialmente na região do golfo de Nápoles, na costa Amalfitana e nas ilhas de Ischia e Capri, havendo também produção na Sicília e na Sardenha. É feito à base de limão, álcool, água e açúcar; deve ser mantido no congelador e, conseqüentemente, bebido bem gelado.


                                                  RECEITA E I N G R E D I E N T E S
12 limões sicilianos, Um litro alcool de cereais, um litro de água mineral sem gás, 500 gr. de açucar e um cravo
                                                  P R E P A R A Ç Ã O
Lave cuidadosamente os limões. Raspe a casca dos seis limões cuidando sempre para evitar a pele branca e amarga que está entre e a polpa e a casca.
 Coloque as cascas num recipiente com tampa e cubra-as com um litro do álcool de cereais de boa qualidade.
Mantenha as cascas completamente imersas no álcool por sete dias, mexendo o frasco diariamente.
 No sétimo dia faça uma calda com um litro de água e 500 gr de acúcar, deixe encorpar, adicione o cravo (apenas um cravo).
Misture um litro dessa calda ao álcool já coado e sem as cascas, obtendo assim dois litros de limoncello.
Esterilize os frascos em água fervente, conserve em local seco e escuro por um mês.
Após o periodo de maceração engarrafe o licor, tampe bem e guarde no congelador. Sirva sempre muito gelado.


Venha degustar um delicioso Limoncello na cafeteria Mister Blend !!


Disk Café: 19-38261581

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Da Série Licores: Sambuca Italiana

Você gosta de licor? Gosta de tomar um cálice depois das refeições?
Bem, eu confesso que, às vezes, gosto sim de tomar um licor, principalmente quando dispenso a sobremesa.
Um dos aromas mais gostosos que já degustei em minha boca foi a Sambuca. Bebida alcoólica licorosa Italiana à base de Anis
.


 Degustar uma Sambuca é quase um ritual. O legal mesmo é vê-lo flambar borbulhando seus grãozinhos de café.
O grão de café foi introduzido à bebida para enfatizar o aroma e gosto do anis, por isso mastigue os grãos entre seus goles.
Para queimar a bebida é preciso tomar cuidado. O licor é uma substância volátil e requer atenção, mas depois de colocar a bebida no cálice pegue uma colherzinha, colete um pouco do licor e acenda o fogo na colherzinha e depois transfira para o cálice.
O flambar é para evaporar um pouco o alcool para que a bebida fique um pouco mais suave, por isso quando achar que está bom para você apague o fogo e deguste (com cuidado - o cálice fica muito quente) sua Sambuca.
Algumas marcas dessa maravilha Italiana são negociadas no Brasil, mas eu gosto muito da Molinari. Não é um dos mais baratos, mas é um dos melhores, com certeza!!



 A Sambuca é uma bebida bem doce e uma opção deliciosa para substituir a sobremesa. Se você gosta de Anis não pode deixar de degustar. Você encontra a mais autentica Sambuca al caffè na Mister Blend Cafeteria !!


Disk Café: 19-38261581

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

UMA XÍCARA DE CAFÉ EM UMA MÃO E O MOUSE NA OUTRA

  Saiba como utilizar as redes sociais para incrementar o e-commerce do grão

Quando não estão nas cafeterias, é na Internet que os amantes de cafés se encontram. As redes sociais são ponto de encontro para quem quer trocar ideias ou simplesmente manifestar seu apreço pela bebida. Como fizeram mais de 500 mil pessoas que clicaram “curtir” em uma comunidade nomeada Coffee no Facebook. No Twitter, algumas marcas chegam a ter mais de 1,5 milhão seguidores. A febre é tanta que foram criadas redes específicas para os coffeelovers, onde só quem realmente entende do assunto participa.  Uma das mais ativas é a Barista Exchange (www.baristaexchange.com).

Com toda essa interação acontecendo no mundo virtual, produtores e torrefadores que apostarem nas novas tecnologias para a promoção de sua marca podem se dar bem. Segundo a gerente de marketing e novas mídias da Specialty Coffee Association of America (SCAA), Tara Shenson, as vendas dos produtos podem ser incrementadas com uma política de comunicação na internet. “O e-commerce pode ser altamente incrementado pela integração das mídias sociais, particularmente agora que existe tecnologia que permite compartilhar os itens nas redes sociais a partir da própria loja online”, explica, referindo-se às opções de “curtir” e “twittar”, que podem ser incorporadas ao site da empresa.

Além de utilizar os recursos em sua própria página, a empresa também pode se inscrever nas novas mídias e utilizá-las para atingir o consumidor. Tara ensina: “primeiro, a empresa precisa estabelecer seus objetivos de comunicação e um plano para tal. A partir daí, procurar uma ou duas redes que sejam mais adequadas para conectá-la com o seu público-alvo”. A especialista aproveita para lembrar que nem todas as redes são iguais. O Facebook, recomenda, é a rede social mais indicada para o começo, pois tem a maior base de usuários, oferece personalização extensa e suporta ações de publicidade.

Se a procura da marca for de um público mais específico, conhecedor a fundo das artes do café, o melhor é apostar nas redes especializadas. A Barista Exchange, por exemplo, é utilizada para conexão com profissionais e entusiastas. “Se você estiver fornecendo um produto ou serviço que é específico para o café profissional, esses sites provavelmente serão uma ótima maneira de alcançar esse público-alvo”, comenta Tara. O ideal é estudar cada espaço para que a escolha seja feita baseado em conhecimento de mercado.

CONEXÃO DIRETA
Mais do que impulsionar as vendas, as redes sociais devem ser um canal de comunicação com o público, fortalecendo a marca. Tara conta que podemos ver uma correlação direta entre atividades sociais e crescimento de vendas, mas o objetivo principal não deve ser esse. Uma relação mais íntima é a chave para o crescimento de uma clientela fiel. As redes sociais são ferramentas, analisa a especialista, e estes espaços irão fornecer a capacidade de se conectar a uma comunidade muito maior de clientes. Simplesmente estar presente nelas não é uma garantia de aumento de vendas.

No entanto, alguns erros podem ser cometidos na tentativa de aproximação virtual, e eles podem colocar tudo a perder, alerta a especialista. O mais comum deles é a prática do spam, que consiste em bombardear um ambiente com mensagens desinteressantes. “É importante pensar em redes sociais como ferramentas e usá-las com a intenção de atingir objetivos específicos, isto é, ir do ponto A ao ponto B. Mensagens repetitivas de promoção de seus produtos ou serviços terá o efeito oposto do que você está pretendendo. A melhor abordagem é equilibrar os esforços promocionais com genuína interação e construção de relacionamento”



Para maiores informações sobre o Café Mister Blend acesse nosso site www.misterblend.com.br 

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Café Picasso uma obra de arte

Ingredientes:

50 ml de café expresso gourmet Café Mister Blend gelado
30 ml de suco de pêssego
1 colher de sopa de Triple Ice (xarope)
20 ml de leite condensado
Chantilly para decorar
Grãos de café para decorar

Modo de Preparo:

1) Coloque no fundo da taça o leite condensado, adicione o sugo de pêssego, e em seguida o xarope de Triple Ice
2) Acrescente o café e decore com chantilly e grãos de café

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Projeto Café na Merenda, Saúde na Escola



  • Lançada em 2007 o Programa traz uma grande contribuição das Indústrias de Café as escolas de todo Brasil. Além do aspecto social, representado pela melhoria do valor nutricional da merenda escolar e do aprendizado, o programa contribui também na parte pedagógica, mostrando aos alunos a importância do café na história do Brasil. Além disso, o programa busca resgatar o hábito do consumo de café com leite e de formar novos consumidores.
  • Estrutura: Cabe à ABIC, como coordenadora do programa, fornecer amplo material didático e informações de caráter médico-científico, além de filme e sugestões de atividades lúdicas e recreativas. Às empresas cabe fornecer todo o suporte e materiais necessários, como curso de treinamento de cozinheiras, equipamentos para preparo do café e do leite, canecas, açúcar e pó de café.
  • Resultado: Uma pesquisa feita em 2009 pela ABIC, para avaliar o grau de satisfação e a melhora do rendimento escolar dos alunos do ensino fundamental, mostra que a criançada está aprovando o programa. Foram 1.256 questionários respondidos por alunos das escolas com projetos implantados pelas empresas Icatril, em Uberlândia (MG), Canecão, em Campinas (SP), e pela Mitsui, em Araçariguama (SP) e em Cuiabá (MT). Os questionários foram enviados para as escolas e os alunos contaram com o auxílio dos professores para responder. O resultado, analisado e divulgado em maio pela ABIC, mostra que 80% das crianças bebem café, independente do local. Por faixa etária, as crianças entre 9 e 10 anos são as que mais consomem café com leite (34%). Perguntados em qual local mais consomem café, 15% disseram ser em casa; 37%, na escola, e 48%, nos dois locais. Do total, 50% disseram tomar café uma vez por dia e 27%, duas vezes. Depois que tomam café, 49% afirmam ficar ótimas; 37%, muito bem, e 10%, bem. A pesquisa também perguntou que nota os alunos dariam para o aroma do café: 45% responderam Excelente; 26%, Muito Bom; 23%, Bom; 5%, Regular e 1%, Ruim. Depois que passaram a tomar café com leite regularmente, 67% disseram ter melhorado a atenção nos estudos e 63% disseram que conseguiram melhores notas.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Energéticos: O que você precisa saber !!

As bebidas energéticas propõem ser um estimulante que aumenta o estado de alerta para a mente e para o corpo. Elas têm em sua composição basicamente taurina e cafeína. Alguns fabricantes adicionam o guaraná, como o Burn, da Coca-Cola e o Monster Energy.
Não há na fórmula de nenhum fabricante qualquer componente considerado por droga, como alcool ou outros. Poucas são as pesquisas notórias sobre as conseqüências do uso do produto, seja de maneira usual ou em excesso.
Ainda hoje, muita gente não sabe o que é a taurina, principal ingrediente ativo.
A taurina é um ácido 2-aminoetanosulfónico, orgânico, contendo enxofre, encontrado na bílis. É um dos aminoácidos não-essenciais mais abundantes do nosso organismo, especialmente no sistema nervoso central, nos músculos esqueléticos, no coração e no cérebro (bem como nos intestinos e ossos esqueléticos). É um aminoácido essencial para os gatos.
Age com a glicina e o ácido alfa-aminobutírico como um transmissor neuroinibidor. É sintetizado, no fígado e no cérebro, a partir da metionina e cisteína, juntamente com a vitamina B6. É o único ácido sulfónico conhecido a ser produzido por meios naturais.
Atua como emulsionante dos lípidos, no intestino delgado, promovendo a sua absorção intestinal, já que é um dos ácidos mais abundantes da bílis (o ácido quenodesoxicólico). A taurina age ainda como transmissor metabólico e fortalece as contrações cardíacas.
A bebida energética age como desintoxicador no organismo humano, facilitando a excreção de substâncias que não são mais importantes para o corpo pelo fígado. Intensifica os efeitos da insulina, sendo responsável por um melhor funcionamento do metabolismo de glicose e aminoácidos, podendo auxiliar o anabolismo. Não é incorporada em enzimas e proteínas, mas possui um papel importante no metabolismo dos ácidos da bílis.
Todos os fabricantes advertem aos consumidores que não é recomendável o consumo com bebida alcoolica e também que crianças, gestantes, nutrizes, idosos, portadores de enfermidades e pessoas que tomam remédio devem consultar o médico antes de consumir o produto.
No caso do Red Bull, uma lata de 250 ml contém 1g de taurina, 60 mg de glucuronolactona, 80 mg de cafeína e vitaminas do complexo B (B3, B5, B6 E B12).
Ingredientes da bebida energética TNT: água gaseificada, acúcar, taurina, glucoronolactona, cafeína, inositol, vitaminas b2,b3,b5,b6,b12, acidulante ácido citrico, regulador de acidez citrato de sódio, aromatizante artificial, conservadores benzoato de sódio e sorbato de potássio, corante de caramelo.

 Recomendações quanto ao consumo

 É muito comum ver pessoas consumindo bebida energética com bebida alcóolica, principalmente com whisky ou vodca. No rótulo das embalagens dos energéticos de qualquer fabricante é expressa a mensagem que não é recomendado o consumo com bebida alcóolica.
O consumo de bebida energética com bebida alcóolica pode alterar a sensação de embriaguez, e com isso permitir que o consumidor se sinta em condições de pegar na direção quando tem sua percepção motora alterada, correndo o risco de causar um acidente até fatal a si próprio ou a terceiros.
A cafeína presente nesses energéticos potencializa o efeito maléfico do álcool no cérebro. De acordo com o estudo produzido em uma pesquisa, realizada na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a cafeína acelera a morte de células cerebrais, causada principalmente pelo álcool, que pode levar ao envelhecimento precoce e a doenças como mal de Alzheimer e de Parkinson
No caso de excesso de ingestão de cafeína, vide estudos em "caffeine" e "Health effects of caffeine" editados no Wikipédia em inglês. A ingestão excessiva pode provocar, em algumas pessoas, efeitos negativos como irritabilidade, ansiedade, agitação, dor de cabeça e insônia. Os portadores de arritmia cardíaca devem evitar até mesmo dossagens moderadas, ainda que eventuais, da substância. Altas doses de cafeína excitam demasiadamente o sistema nervoso central, inclusive os reflexos medulares, podendo ser letal. Não se conhece estudos científicos de diagnóstico de letalidade em doses superiores a 10 gramas ao dia.
A ingestão freqüente pode causar insônia.