quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Um café para a memória !!



Que ele espanta a preguiça e mantém os bocejos afastados, todos já sabem. Mas muito além destas características, o café também pode melhorar a memória.
Em um estudo realizado para avaliar os efeitos da bebida, foram analisadas 4.197 mulheres e 2.820 homens em três cidades francesas durante quatro anos. Como resultado, foi possível perceber que o consumo diário de café pode diminuir a perda de memória entre mulheres com mais de 65 anos.
Descontando a influência de outros fatores, como a bebida, a dieta e o nível de atividades, os analistas concluíram que as mulheres que tomavam pelo menos três xícaras de café diariamente perderam menos vocabulário e, em menor medida, memória visual, do que as que bebiam uma xícara ou menos, sendo que os benefícios foram maiores para as que possuiam idade superior a 80 anos.
Quanto mais café as mulheres mais velhas consomem, melhor se lembram das coisas e, quanto mais idade têm, mais benefícios uma boa xícara pode trazer. E as vantagens da bebida não se restringem apenas à memória. Pesquisas anteriores mostraram que o cafezinho também pode reduzir o risco de sofrer o mal de Parkinson, cálculos biliares, pedras renais e depressão.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Protetor solar a base de café



   O Instituto Agronômico de Campinas (IAC) descobriu que uma substância extraída do café – o caveol – é capaz de bloquear os raios ultravioleta. O resultado da pesquisa é inédito e mostra que esta substância, devido à sua propriedade, pode ser utilizada na formulação de protetores solar e também produtos indicados para a proteção de equipamentos expostos a este tipo de radiação.
A pesquisa com o caveol já está concluída, mas necessita de parcerias para chegar até o consumidor e, segundo Nilson Borlina Maia, pesquisador do IAC, seu uso na proteção contra raios ultravioleta é apenas uma das pesquisas desenvolvidas pelo instituto nesta área e afirma também que o potencial do café está muito longe de ser esgotado.