segunda-feira, 18 de julho de 2011

Adoçar ou não adoçar seu espresso ?




 Outro dia, um simpático internauta me perguntou se o correto é tomar café sem açúcar.
A questão é polêmica e envolve muitas variáveis. Entre muitos especialistas, há uma certa ditadura sobre o tema. Dizem que não se deve tomar café com açúcar para não alterar o sabor da bebida e ponto. Alguns consideram quase uma heresia.
Há até algum sentido nisso, quando se fala de cafés especiais. Esses cafés, de qualidade superior, são naturalmente doces. Na boca, causam uma sensação gostosa, de maciez, e apresentam aromas como o de chocolate, caramelo, frutas, castanhas. Diferente dos cafés tradicionais, os cafés especiais não são amargos, não deixam como herança aquele gosto de remédio. Então, se a bebida que está na xícara já é doce, por que adoçá-la?
Neste caso, o açúcar realmente vai mascarar as características mais interessantes da bebida.


Quando, no entanto, estamos falando de um café tradicional, a história muda de figura. Os cafés tradicionais, aqueles dos pacotinhos que achamos às pencas nos supermercados de todo o país, geralmente apresentam uma torra muito forte, o que acentua ainda mais seu amargor. Sem contar o amargor intrínseco de um café feito com grãos de má qualidade, com defeitos (grãos verdes, ardidos, brocados, mofados...). Ninguem consegue tomar um café assim sem açúcar.
Sem contar que, no final das contas, tudo se resume a uma questão de gosto. O cafezinho é uma bebida que deve proporcionar um momento de prazer. Se uma pessoa não tem um paladar que perceba com facilidade a doçura, não gostará de um café sem açúcar, mesmo sendo o especial. Neste caso, deve adoçá-lo e não ficar sofrendo apenas para seguir uma regra imposta por “café-chatos”.
Uma dica importante é sempre tomar um golinho do café sem colocar açúcar. Assim, pode-se perceber se a doçura da bebida será suficiente ou não, sem afetar suas características iniciais. Se for insuficiente, coloque açúcar e curta sua xícara de cafezinho. Se for suficiente, melhor. Assim, você evitará consumir açúcar e tomará um café purinho, descobrindo todos os seus segredos e nuances.
O ideal é você escolher o seu caminho.!!!


O Café Gourmet Mister Blend é de qualidade superior e naturalmente doce !

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Tarte de Café e Baunilha


A semana começa com uma receita francesa,  Tarte de Café e Baunilha uma combinação deliciosa e harmoniosa,  sirva com uma xicará de café Mister Blend , aprecie sem moderação !!

INGREDIENTES:
  • 2 ovos
  • 200 g de açúcar
  • 100 g de manteiga derretida
  • 300 ml de café forte
  • 200 g de farinha para bolos com fermento
  • 1 colher de café de concentrado de baunilha
Modo de Preparo:
Misture os ovos com o açúcar até obter um preparado esbranquiçado e fofo. Incorpore a manteiga derretida, o café frio e a farinha aos poucos. Junte a baunilha e bata energicamente durante alguns minutos. Transfira a massa para uma assadeira untada com manteiga e polvilhada com farinha. Leve a cozer no forno por 40 minutos, a 180ºC.