terça-feira, 31 de maio de 2011

Técnicas de Vaporização do Leite




CERTO
Olfato: Adocicado
Paladar: Com certa doçura; misturado com café, destaca o sabor da bebida; pode ser tomado na hora
Sonora: Na hora da vaporização o barulho é semelhante ao de uma panela de pressão
Tato: Difícil de mexer, pois ele adere à colher como um creme   
Aspecto visual: Sem bolhas, homogeneizado, brilhante

  ERRADO
Olfato: De esterco
Paladar: Destaca-se um gosto de “fervido” e o consumidor é obrigado a esperar a bebida esfriar
Sonora: Na hora da vaporização ouve-se a bebida borbulhar
Tato: Leite ralo, fácil de mexer
Aspecto visual: Com bolhas grandes, aspecto de espuma de detergente




 TÉCNICAS INADEQUADAS
- Subir e descer a pitcher enquanto se vaporiza
- Não homogeneizar o leite para que o creme e o leite se unam
- Não limpar o vaporizador antes e depois do processo
- Vaporizar o mesmo leite mais de uma vez
- Ferver o leite
- Não tirar a água que se acumula no vaporizador após um tempo sem utilizá-lo

BEBIDAS TRADICIONAIS COM LEITE VAPORIZADO
 - Cappuccino (no qual o creme do leite costuma ser mais alto)
- Macchiato
- Mocha
- Caffè latte




EM CASA 
Pode-se vaporizar o leite com máquinas domésticas (onde dificilmente se obtém a mesma cremosidade daquele que se toma na cafeteria). Há ainda máquinas com vaporizador automático ou a opção de esquentar a bebida e colocá-la em uma cremeira. Outra, mais caseira, é também esquentar e bater com um mixer. Tecnicamente, nem a cremeira nem o mixer preparam leites vaporizados, apenas dão uma textura cremosa.
*As características sensoriais variam de acordo com o leite (em pó, de soja, orgânico, etc.); os padrões acima são para o tipo A pasteurizado, mais utilizado em cafeterias e padarias.


 Assitam um video de vaporização de leite

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Bacio o Bombom Mensageiro do Amor

                     Vou falar de uma marca que é a cara da Itália
                      O Bombom Bacio Perugina 


 Pode ser que seja pela sua forma ou por suas citações perfeitas a verdade é que os bombons Bacio  tornaram- se os menssageiros do amor !!
Envolvido por um papel alumínio encontra-se um véu transparente onde  estão as citações de autores famosos, que se renovam com frequencia como que se adaptando ao passar do tempo, sempre com frases romanticas !
As transformações das frases dos bombons Bacio ocorrem ainda hoje,  nascendo assim novas mensagens de amor, amizade e afeto !!!
Originarios de Perugia para o mundo as mensagens viraram uma mania, aguçando a curiosidade sobre qual será a citação do meu proximo BACIO !!



O chocolate escuro suas avelãs crocantes e seu sabor inigualavel de Itália nos remetem as mais remotas lembranças !!!

O bombom Bacio assume um significado diferente para quem presenteia e para quem o recebe !!
Aprecie sem moderação e ofereça a quem vc ama !!!
 Video da Baci em homenagem ao dia de San Valentino (dia dos namorados)!!

domingo, 22 de maio de 2011

A história da tradicional marca de conhaque francês COURVOISIER

 

A marca de conhaques COURVOISIER é mítica não somente pela preciosidade dos líquidos sagrados acondicionados em garrafas que mais parecem obras de arte, mas também pela lenda que se criou em torno da relação dela com o imperador francês Napoleão Bonaparte. Graças a um trabalho magnífico, durante quase dois séculos, os famosos conhaques estão presentes nos mais requintados e luxuosos ambientes do mundo, repousando em copos segurados por mãos muitas reais. Por tudo isso, não é exagero nenhum afirmar que a marca possui uma imagem chique e aristocrática.



A história da tradicional marca de conhaque francês tem sua origem no início do século 19 quando Emmanuel Courvoisier, um comerciante de vinhos e bebidas nativo da região de Jura, e seu sócio Jules Gallois, estabeleceu uma pequena empresa de comércio de bebidas em Bercy, um subúrbio de Paris. Diz a lenda, que no ano de 1811, Napoleão Bonaparte, depois de uma visita ao pequeno estabelecimento, que era fornecedor oficial de bebidas da Corte Imperial, onde foi recebido pessoalmente por Jules Gallois, também prefeito de Bercy, e pelo próprio Emmanuel, acabou levando muitos barris do conhaque em sua bagagem para aproveitar seus seis anos de exílio em St. Helena, uma ilha no sul do Atlântico. Depois do episódio, o conhaque vendido pelos dois comerciantes ficaria conhecido anos depois como “The Brandy of Napoleon” (O Conhaque de Napoleão).

Em 1835, Felix Courvoisier, filho de Emmanuel, estabeleceu a empresa em Jarnac, onde em 1843 fundou a Chateau Courvoisier Company, também em sociedade com Jules Gallois. Em 1866 com a morte de Felix, que por não ter herdeiros, a empresa acabou nas mãos de seus sobrinhos e sócios, que comandaram a companhia até o século XX. A reputação do COURVOISIER de ser um conhaque de extrema qualidade foi mais uma vez reforçada por Napoleão III que garantiu a marca como fornecedora oficial da corte real em 1869. No começo do século foi lançado o conhaque NAPOLEON FINE CHAMPAGNE, uma clara homenagem ao controverso imperador.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Licor de Café Marie Brizard !!




 Criado por Marie Brizard em Bordeaux – França, em 1755 no coração de uma região mundialmente conhecida por sua tradição de qualidade, a marca é uma das mais antigas dedicadas à criação de licores e bebidas à base de plantas, frutas e especiarias.
Ao longo do tempo, a empresa iniciou uma expansão significativa, alargando os seus produtos com uma gama de licores de coquetéis, licores e mais recentemente os vinhos.
A comercialização de 230 milhões de garrafas produzidas pelo grupo Marie Brizard é apoiado por duas filiais de distribuição (França e Espanha) e com exportação para mais de 120 países. Os licores Marie Brizard tem uma reputação única no mundo.
  Marie Brizard foi uma enfermeira francesa que ganhou uma receita especial de um marinheiro após salvar sua vida. Até hoje seu licor é uma das mais renomadas bebidas em todo mundo.
Além do famoso licor de café de aroma e sabor inconfundíveis  a marca também possui diversos tipos como: licor de amaretto, cacau, menta, baunilha, banana, cereja, entre outros.


O Licor de café é produzido a partir dos grãos torrados e moídos do fruto do cafeeiro, é um sofisticado licor de aroma forte e sabor intenso que deve ser servido bem gelado.
Você encontra os licores Marie Brizard na cafeteria e loja da Mister Blend em Vinhedo, venha degustar estes licores especiais !!!

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Os Benefícios do Café

Uma das bebidas mais consumidas do mundo pode fazer bem à saúde e ainda ajudar no emagrecimento


O café é uma das bebidas mais consumidas ao redor do mundo. São poucas as pessoas que não degustam ao menos uma xícara logo pela manhã para acordar, depois do almoço ou durante o expediente. No entanto, pouca gente sabe que doses moderadas da bebida podem trazer muitos benefícios à saúde, além do simples prazer da degustação.
Os estudiosos já consideram o café como um alimento funcional, que previne doenças, ou até mesmo nutracêutico, ou seja, proporciona benefícios tanto para a manutenção da saúde como também para fins terapêuticos, incluindo o tratamento de doenças.
E não é só de cafeína que o café é composto. Ele ainda é rico em sais minerais, como potássio, cálcio, zinco, ferro e magnésio, contém vitamina B, umas grande quantidade de ácidos clorogênicos, antioxidantes naturais e nutrientes que ajudam na prevenção da depressão e suas consequências, tais como o tabagismo, alcoolismo e consumo de drogas.
Existem ainda estudos recentes que indicam que algumas substâncias presentes no café podem ajudar a prevenir demências e o Alzheimer. A revista médica norte-americana Neurology indica, ainda, que a cafeína retarda a deterioração mental em mulheres idosas. O café atua sobre a memória de portadores de doenças degenerativas
A bebida ainda reduz o colesterol, auxilia no combate de doenças coronárias, no processo de emagrecimento e na prevenção de alguns tipos de câncer, como o de cólon e o do reto.porque a cafeína age como um estímulo no sistema nervoso central.
O consumo do café deve ser moderado, no máximo de 6 xícaras  diáriamente para um adulto,   
O café feito em casa tem de ser ingerido até 15 minutos depois de coado, senão, oxida.
Deguste seu café Mister Blend diariamente,  desfrute de seu sabor e aroma, você merece !!!





terça-feira, 17 de maio de 2011

O Café Turco – uma breve introdução
















O café turco é uma das muitas formas de se fazer e tomar café no mundo. Muito popular na região do oriente médio, norte da África, leste europeu e Ásia, assume vários nomes como café sírio (uma das histórias é que sua origem seria deste país), café árabe, café grego, ou o próprio café turco.
A técnica para fazê-lo consiste em se utilizar a moagem mais fina possível do café, colocando-se o mesmo diretamente na água fria, onde ocorre uma rápida infusão. A tradição diz que devemos esperar o café levantar três vezes na Ibrik (a panelinha onde se faz o café), sem deixar queimá-lo, para após um minuto – quando a borra do café baixa para o fundo da panelinha – servi-lo.
O café turco, em geral, é feito já açucarado e pode levar especiarias – a mais comum é a semente do cardamomo. De qualquer forma pode-se utilizar adoçante ou outras especiarias e até mesmo leite – como no café turco ao leite. Outra forma de se adoçá-lo é não colocar açúcar durante o seu preparo mas colocar torrões de açúcar na boca no momento do primeiro gole da bebida.
O sabor do café turco é único. Não parece um espresso e muito menos um café de coador. O café turco bem preparado possui um creme espesso e delicado e seu sabor é forte e intenso. Acompanha bem doces libaneses, doces a base de coalhada seca e compotas, bem como frutas secas.


segunda-feira, 16 de maio de 2011

O Café Espresso !



















O que é o café espresso?
Se você for a uma lanchonete ou a uma cafeteria e pedir um café espresso, o que você vai receber é uma xícara com uma pequena dose de café muito encorpado e saboroso. Existem diversos tipos de bebidas à base de café expresso, dentre as quais pode-se destacar o cappuccino, o café latte e o café mocha. Todos são feitos com uma ou mais doses de café expresso. Uma xícara de café expresso é feita pressionando-se cerca de 50 ml de água quente através do pó de café bem compactado. Se tudo der certo, o que sai é um líquido marrom escuro, com uma boa quantidade de creme de cor avelã . 
Diversas variáveis influenciam o processo de produção de uma xícara de café expresso. A temperatura e a pressão da água, o grau de moagem e a compactação de café são apenas algumas delas. A pessoa especializada em fazer café expresso, chamada de barista, deve controlar todas as variáveis para produzir uma xícara de café expresso de qualidade, a começar por uma das variáveis mais importantes: o café.

O café utilizado para fazer uma xícara de café espresso pode ser  uma mistura ( blend )de grãos de diversas origens ou mesmo grãos de origem única totalmente rastreados. A torra ideal para um café destinado a maquinas de espresso é a torra média nem muito escura e nem muito clara. Os grãos devem ser moídos de uma maneira mais fina, quanto mais fina a moagem do café, mais lentamente a água passa através dele. Para se obter uma boa xícara de café expresso, a água deve levar cerca de 25 a 30 segundos para passar pelo café. Às vezes, o moedor é ajustado para controlar o tempo de preparação.
A importância da qualidade dos grãos interfere diretamente no resultado final ou seja o seu café na xícara , não importa o quanto vc tenha gastado em sua maquina se os grãos que vc utiliza forem de baixa qualidade o seu café será ruim e a culpa não é da maquina.
Procure sempre um fornecedor de grãos que tenha um controle de qualidade sobre a torra e os grãos,  preparando um produto do qual vc vai obter os melhores resultados e combinações.

A Mister Blend Café Gourmet é uma empresa que se preocupa com a qualidade de seus grãos e com o cuidado na hora da torra , oferecendo um café de qualidade Gourmet com sabor e aroma intenso para seu paladar.

Você encontra o Café Gourmet da Mister Blend em nossa Cafeteria e Loja ou pelo site: www.misterblend.com.br

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Latte Art - Bonita de se ver e gostosa de beber !








Latte art ou coffee art são termos que se referem às figuras feitas, por um barista, na superfície de bebidas feitas à base de café espresso. Estas figuras são, geralmente, feitas utilizando-se um dos dois métodos existentes, ou, algumas vezes, combinando-os.
O primeiro método é a manipulação do fluxo de leite de uma jarra para dentro do café expresso (conhecido como "free pour latte art"). O segundo consiste em desenhar as figuras com uma ferramenta (conhecida como etching - gravador, marcador), utilizando-se um estêncil, pó e espuma de leite. A Latte art é mais comumente feita em latte (bebida feita de leite ou chocolate, com bastante espuma), apesar de também ser feita em cappuccino, caffe mocha (também conhecido como mocaccino), ou mesmo em espresso macchiato (manchado - bebida feita de café com um leve toque de leite ou espuma de leite).
Com o crescimento da popularidade da latte art, algumas competições têm aparecido  ao redor do mundo para que os baristas possam mostrar suas habilidades.
A Latte art é considerada, por muitos consumidores de café, o toque final, a coroação de uma primorosa bebida feita à base de espresso.

Assista ao vídeo e vejam as variações de desenhos que podem ser feitos sobre a superfície do leite !!
Aprecie sem moderação !!!

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Um pouco de história sobre os cupcakes



 

A ideia de fazer um bolo de maneira rápida e com ingredientes básicos revolucionou o mundo da confeitaria nos Estados Unidos no século XIX. A maneira de preparar o cupcake rompeu com todas as tradições culinárias, uma vez que seus ingredientes eram medidos em xícaras, como o próprio nome sugere cupcake = bolo de xícara.

O surgimento desta nova técnica de preparo foi bastante conveniente, uma vez que os bolos de tamanho tradicional tinham seus ingredientes pesados em balanças e demoravam muito para assar nos fornos antigos. Até o início do século XX não existiam formas para assar os bolinhos, o que fez com que a maioria das padarias os assasse em latas pequenas, surgindo, então, mais uma teoria para o termo cupcake. Hoje, porém, existe uma infinidade de produtos destinados ao preparo desta pequena sobremesa.
Assim, desde o seu surgimento, os cupcakes tornaram-se uma tendência da cultura pop dentro da culinária mundial. Sua popularidade alcançou o mundo e nos últimos anos os brasileiros por muitas razões. A possibilidade de combinar sabores extravagantes, seu tamanho ideal para uma pessoa, facilidade no transporte, versatilidade na embalagem e decoração e nas formas são seus principais adjetivos. Sem contar, obviamente, na relação lúdica que existe entre o homem e este pequeno bolo, pois remonta a um estado de alegria, diversão e infância.
 
A Mister Blend em parceria com a   http://boutiquedoscupcakesedelicias.blogspot.com/ 
oferece a seus clientes os mais diversos, bonitos e saborosos cupcakes  de Vinhedo , combinando sabores, aromas e cafés para os paladares mais exigentes.

Feito o convite acesse nosso site para maiores informações: www.misterblend.com.br

sexta-feira, 6 de maio de 2011

SORVETE DE CAFÉ: UM CLÁSSICO !!

SORVETE DE CAFÉ:
UM CLÁSSICO NO MUNDO TODO,
POR QUE NÃO NO BRASIL?
 
 

 Entre os distintos sabores oferecidos pelas gelaterias artesanais,
podem ser encontrados o crema moka, café ao rum e café com leite.
Todos estes contêm café como saborizante. Mas o que sabemos sobre
esta bebida que consumimos diariamente, mais de uma vez ao dia,
e que nos oferece sabores particulares para sorvetes? Na Europa, as
combinações tão especiais que envolvem sorvete e café têm público
certo; porém no Brasil, um dos maiores consumidores mundiais de
café, estas combinações são menos conhecidas. O café é uma bebida
produzida a partir dos grãos torrados do fruto do cafeeiro. É servido
tradicionalmente quente , mas também pode ser consumido gelado. É
um estimulante, por possuir cafeína (geralmente 80mg a 140mg para
cada 207ml, dependendo do método de preparação).
Na cafeteria Mister Blend na cidade de Vinhedo você encontra o sorvete de café artesanal para ser degustado puro ou combinado em vários cokteis