Que ele espanta a preguiça e mantém os bocejos afastados, todos já sabem. Mas muito além destas características, o café também pode melhorar a memória.
Em um estudo realizado para avaliar os efeitos da bebida, foram analisadas 4.197 mulheres e 2.820 homens em três cidades francesas durante quatro anos. Como resultado, foi possível perceber que o consumo diário de café pode diminuir a perda de memória entre mulheres com mais de 65 anos.
Descontando a influência de outros fatores, como a bebida, a dieta e o nível de atividades, os analistas concluíram que as mulheres que tomavam pelo menos três xícaras de café diariamente perderam menos vocabulário e, em menor medida, memória visual, do que as que bebiam uma xícara ou menos, sendo que os benefícios foram maiores para as que possuiam idade superior a 80 anos.
Quanto mais café as mulheres mais velhas consomem, melhor se lembram das coisas e, quanto mais idade têm, mais benefícios uma boa xícara pode trazer. E as vantagens da bebida não se restringem apenas à memória. Pesquisas anteriores mostraram que o cafezinho também pode reduzir o risco de sofrer o mal de Parkinson, cálculos biliares, pedras renais e depressão.